Grupo de Artesanato e Promoção Humana

O grupo é composto por voluntárias, que confeccionam itens de decoração, cozinha, banho, cama, etc., elaborados a partir das técnicas de costura criativa, quilting, bordado, crochê, papelaria, cartonagem, patchwork, dentre outras. Os produtos são vendidos em bazares beneficentes anuais, abertos à comunidade. A renda é destinada à manutenção de atividades de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, realizadas pelo CEIC durante todo o ano. Outra missão do GAPH é promover o acolhimento e a empatia entre as voluntárias. Para a confecção das peças, são utilizados, majoritariamente, materiais doados à Casa, contribuindo para a reciclagem e o controle de desperdício.

Breve histórico

Na década de oitenta, quando o CEIC já desenvolvia atividades de assistência social e demandava recursos financeiros para esse trabalho, trabalhadoras da Casa Espírita começaram a fazer peças de artesanato em casa e as doavam para venda entre os frequentadores dos estudos e palestras.

O trabalho prosseguiu dessa forma até 2015, quando um grupo de voluntárias passou a se reunir na própria Casa Espírita para a confecção de itens variados, reunindo-os para vendê-los em uma única oportunidade. Assim, teve início o Bazar Beneficente do CEIC, realizado todo final de ano.

Em 2020, com a ocorrência da pandemia de Covid e todas atividades presenciais suspensas, o GAPH passou a realizar bazares virtuais, vendendo pela internet peças que as voluntárias produziam em casa. A iniciativa ampliou o público e a arrecadação, que ainda era muito necessária, pois o CEIC não parou de assistir as famílias carentes, especialmente naquele momento de maior desemprego.

Em dois anos, foram realizados 16 bazares virtuais. Em 2022, após a pandemia, o CEIC voltou a realizar bazares presenciais, sempre no fim de ano.

 

Ainda durante a pandemia, as voluntárias contribuíram para equacionar a falta de insumos hospitalares. Trabalhando em casa, elas confeccionaram mais de 5000 máscaras e jalecos hospitalares para o Hospital da Cruz Vermelha e o Hospital do Trabalhador.