CEIC
o Espiritismo

Palestras Públicas

Feriado de Finados é celebrado no dia 2 de novembro

No dia 2 de novembro, o feriado de Finados é celebrado no Brasil. Essa data, contudo, provém da Idade Média, a partir do costume de rezar pelos desencarnados. Odilo de Cluny (962-1049), mais tarde considerado abade de Cluny, foi o principal responsável por instituir essa data específica. Além do meio clerical, o dia 2, desde o século XII, tornou-se um marco como “Dia de todas as almas”, sucedendo o dia 1º de novembro, o “Dia de Todos os Santos”.

Atualmente, o feriado em território brasileiro destaca-se pela visita aos cemitérios e pela tradição de levar flores. Segundo a Doutrina Espírita, a prece é fundamental em todos os momentos.

Aqueles que se encontram no plano espiritual permanecem em processo de aprendizagem e de trabalho. A imortalidade da alma é confirmada pelas comunicações espíritas e também pelas próprias manifestações visuais. Conforme a ciência progride, as provas são corroboradas no plano físico.

[...] a vida não é privilégio da Terra obscura, mas a manifestação do Criador em todos os recantos do Universo. Nós viveremos eternamente, através do Infinito, e o conhecimento da imortalidade expõe os nossos deveres de solidariedade para com todos os seres, em nosso caminho; por esta razão, a Doutrina Espiritista é uma síntese gloriosa de fraternidade e de amor. O seu grande objeto é esclarecer a inteligência humana. [...]

XAVIER, F. C. Emmanuel. Pelo espírito Emmanuel. Cap. 26.

Texto por Stephanie Munhoz

 

 
 
Av. Visconde de Guarapuava, 5434 - Batel - Curitiba - Paraná - Fone |41| 3015.2466 - ceic@ceic.org.br