Assistência Social Espírita

A Assistência e Promoção Social Espírita do CEIC Realiza:

“A assistência e promoção social espírita é a prática da caridade, na abrangência definida pelo Espiritismo, às pessoas e às famílias em vulnerabilidade e risco social, detentoras de direitos e deveres, conjugando-se a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, com vistas à assistência e promoção sócio-econômico-espiritual.”
(Orientação ao Centro Espírita, Federação Espírita Brasileira)

O objetivo é fornecer às famílias auxílio tanto na parte material como na espiritual. Dentre as atividades oferecidas estão:

Lanche

Cesta Básica

Banho e escovação de dentes (crianças)

Aula de Evangelização Espírita

Aula de costura

Aula de artesanato

Aula de alfabetização

Aula de introdução ao espiritismo

A Assistência Social do CEIC também realiza para as famílias participantes do programa de Assistência e Promoção Social:

  • Bazares com roupas, calçados e utensílios domésticos, com preços simbólicos.
  • Doações de alimentos.
  • Doações de VTs (vales-transporte) a todas as participantes do programa de Assistência e Promoção Social que estejam freqüentando regularmente as atividades assistenciais e àquelas que estejam freqüentando algum curso de Qualificação Profissional.

Todos os trabalhadores desta tarefa são voluntários e estudantes da Doutrina Espírita no CEIC. Para poder atuar em qualquer trabalho da Casa é necessário estudar por pelo menos seis meses no CEIC.

Breve histórico

As atividades de bazar iniciaram-se de forma espontânea, na década de oitenta. Participantes da Casa Espírita produziam peças em casa e as doavam ao Ceic, que as vendiam em suas dependências. A partir de 2015, as voluntárias passaram a reunir-se quinzenalmente nas instalações do Centro. Toda a produção acumulada ao longo do ano passou a ver vendida em bazares presenciais, realizados nos finais de ano.

Para a confecção das peças, as voluntárias utilizam, majoritariamente, materiais recebidos em doação pela Casa, contribuindo com a reciclagem e o controle de desperdício.

Clube de Mães

O Clube de Mães e o Grupo de Gestantes e Nutrizes, juntos, atuam junto a mães de 70 famílias (cerca de 300 pessoas) em situação de vulnerabilidade econômica e social. Todas são assistidas com bens materiais, o socorro espiritual e a orientação doutrinária, sem imposições, objetivando a sua promoção social.

Grupo de Gestantes e de Nutrizes

Para as nutrizes, o trabalho visa reforçar os conhecimentos anteriormente adquiridos enquanto eram gestantes, ampliando-os com esclarecimentos sobre os cuidados e a educação da criança nos primeiros anos de vida. As atividades buscam estimular o sentimento de responsabilidade quanto à missão de ser mãe.

Grupo de Artesanato e Promoção Humana

O grupo é composto por voluntárias, que confeccionam itens de costura, decoração, bordado, crochê e outros. Os produtos são vendidos em bazares abertos à comunidade e a renda é destinada à manutenção das atividades de assistência às famílias assistidas. O GAPH tem, ainda, outra missão: acolher pessoas que desejam se voluntariar para trabalhos manuais, promovendo a sua valorização e dando-lhes a possibilidade de se sentirem úteis. Para a confecção das peças, as voluntárias utilizam, majoritariamente, materiais recebidos em doação pela Casa, contribuindo com a reciclagem e o controle de desperdício.
Deseja contribuir com doação de alimentos e materiais de Higiene pessoal?
Doe algum dos itens abaixo:

Obs: entregue sua doação no CEIC, nos horários de atividades

Deseja contribuir com os bazares?

– Doe roupas em geral, calçados, cobertores, etc., em boas condições de uso.

– Doe utensílios domésticos (panelas, louças, talheres, etc.), também em boas condições de uso.

Obs: deposite suas doações sob a escada na entrada principal da casa