Grupo de Artesanato e Promoção Humana
O grupo é composto por voluntárias, que confeccionam itens de decoração, cozinha, banho, cama, etc., elaborados a partir das técnicas de costura criativa, quilting, bordado, crochê, papelaria, cartonagem, patchwork, dentre outras. Os produtos são vendidos em bazares beneficentes anuais, abertos à comunidade. A renda é destinada à manutenção de atividades de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, realizadas pelo CEIC durante todo o ano. Outra missão do GAPH é promover o acolhimento e a empatia entre as voluntárias. Para a confecção das peças, são utilizados, majoritariamente, materiais doados à Casa, contribuindo para a reciclagem e o controle de desperdício.
Breve histórico
Na década de oitenta, quando o CEIC já desenvolvia atividades de assistência social e demandava recursos financeiros para esse trabalho, trabalhadoras da Casa Espírita começaram a fazer peças de artesanato em casa e as doavam para venda entre os frequentadores dos estudos e palestras.
O trabalho prosseguiu dessa forma até 2015, quando um grupo de voluntárias passou a se reunir na própria Casa Espírita para a confecção de itens variados, reunindo-os para vendê-los em uma única oportunidade. Assim, teve início o Bazar Beneficente do CEIC, realizado todo final de ano.
Em 2020, com a ocorrência da pandemia de Covid e todas atividades presenciais suspensas, o GAPH passou a realizar bazares virtuais, vendendo pela internet peças que as voluntárias produziam em casa. A iniciativa ampliou o público e a arrecadação, que ainda era muito necessária, pois o CEIC não parou de assistir as famílias carentes, especialmente naquele momento de maior desemprego.
Em dois anos, foram realizados 16 bazares virtuais. Em 2022, após a pandemia, o CEIC voltou a realizar bazares presenciais, sempre no fim de ano.
Ainda durante a pandemia, as voluntárias contribuíram para equacionar a falta de insumos hospitalares. Trabalhando em casa, elas confeccionaram mais de 5000 máscaras e jalecos hospitalares para o Hospital da Cruz Vermelha e o Hospital do Trabalhador.
Missão
Encontros
Comercialização
Quer ajudar?
Missão
A missão do Bazar de Artesanato do CEIC é praticar o bem sem saber a quem, a caridade, a convivência e o aprendizado. Isto é realizado de duas formas:
1) Propiciando a participação de voluntários nas atividades do bazar (crochê, tricot, pintura, bordado, costura, montagem de bijuterias e todos e quaisquer outros trabalhos manuais que gerem a produção de produtos artesanais);
2) Encaminhando o resultado do produto da venda para a assistência de famílias carentes cadastradas junto ao CEIC.
Encontros
Os voluntários do Bazar de Artesanato reúnem-se aos sábados pela manhã, das 8h30 às 12h, em sábados previamente determinados conforme a disponibilidade de tempo da maioria dos voluntários.
Comercialização
A venda de produtos do Bazar de Artesanato acontece anualmente e é direcionada aos frequentadoras do CEIC e à comunidade em geral.
Quer ajudar?
Toda a ajuda para as atividades do Bazar de Artesanato é bem vinda. Você pode ajudar participando das oficinas do Bazar de Artesanato, nas datas pré-agendadas, para o que não é necessário possuir qualquer habilidade manual ou conhecimento de artesanato.
Durante as oficinas são ministradas aulas cujo conteúdo é a atividade artesanal e cada um dos voluntários poderá fazer o produto que se sentir mais habilitado para executar.
Além disso, sempre são necessárias pessoas para ajudar na contagem do estoque, distribuição de material, recolhimento de doações, etiquetagem dos produtos, dentre outras.
O Bazar de Artesanato também precisa de doação de matérias primas para a confecção dos produtos. Aceitamos tintas, botões de roupas, feltros, tecidos em metro, cobertas corta fogo, viés, renda, bordado inglês, linha de costura, linha para overloque (branca e preta) e todos os demais tipos de aviamentos e materiais que sejam usados em artesanato.
Missão
Encontros
Quer ajudar?
Missão
A missão do GAPH é criar produtos artesanais para venda à comunidade em geral, visando a arrecadação de recursos para atividades de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, que são desenvolvidas pelo CEIC durante todo o ano, além de promover o acolhimento e a empatia entre as voluntárias.
Encontros
O grupo se reúne, semanalmente, nas instalações do CEIC.
Quer ajudar?
Você pode fazer doações de materiais de artesanato novos ou em bom estado de conservação. Eles serão empregados nas peças criadas pelas voluntárias.
Outra forma de contribuir é participar dos bazares, adquirindo os produtos. Você estará apoiando diretamente o trabalho de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.